How to make a profit selling a truck at auction? Look here!

Published by Mayalu on

How to make a profit selling a truck at auction? Look here!

Adverts

Quer lucrar caminhonete de leilão? Então leia este texto e veja 5 dicas essenciais!

Você sabia que é possível descobrir se um veículo é de leilão apenas pela placa?

Pelas consultas veiculares da Checktudo, além das informações de leilão é possível consultar sinistros, gravame, restrições, débitos, Recall pendente, histórico de roubo e fruto e muito mais. 

Antes de saber como ganhar dinheiro vendendo caminhonete de leilão, veja como os leilões veiculares funcionam:

Adverts

Por que os veículos vão a leilão? Conheça 4 tipos de leilão veicular!

Provavelmente você já sabe que os veículos de leilão são bem mais baratos do que os convencionais. Mas você sabe por que um veículo vai a leilão? Existem alguns fatores que fazem com que isso aconteça:

1 – Dívidas com bancos ou instituições financeiras 

Sempre que um veículo é comprado por meio de um financiamento, ele é dado como garantia do pagamento e fica em propriedade do banco ou instituição financeira até que todas as parcelas sejam quitadas. Esse processo é chamado de Alienação Fiduciária e garante ao credor (quem concede o financiamento) a possibilidade de recuperar o veículo em caso de inadimplência.

Após ser recuperado, para que o credor não tenha tanto prejuízo, o veículo é disponibilizado para leilão.

A grande vantagem dos veículos desse tipo de leilão, é que, na maioria das vezes, eles estão em boas condições de uso.

Adverts

2 – Recuperação de sinistros

Geralmente, os veículos que são disponibilizados para esse tipo de leilão, são aqueles que sofreram sinistros de média e pequena monta e podem ser recuperados. Caso o veículo tenha sofrido uma perda total, provavelmente ele será vendido como sucata.

Os veículos recuperados de sinistros são disponibilizados para leilão pelas seguradoras e podem ter alguns danos estruturais, que devem constar no edital do leilão.

3 – Processos judiciais

Nesse caso, os veículos são dados como garantia de pagamento de débitos que estão relacionados a processos judiciais. Os mais comuns são:

  • Declaração de falência de empresas;
  • Pendências financeiras de contribuintes no pagamento de impostos;
  • Processos trabalhistas de ex-funcionários.

Esses veículos também não costumam ter danos estruturais, o que faz deles uma boa oportunidade de negociação.

Adverts

4 – Renovação de frotas de empresas privadas

As empresas que tem frotas devem fazer a renovação dos seus veículos com uma certa frequência e, após a troca, disponibilizam as caminhonetes de modelos antigos para leilão.

Esses veículos podem ter alta quilometragem e até mesmo más condições de uso, dependendo da forma como foram usados. Sendo assim, se a sua intenção é investir em veículos desse tipo de leilão, fique atento ao edital.

Leia também: Veículos recuperados de financiamento: vale a pena negociar? 

Como participar de um leilão de caminhonete?

Antes de tudo, é necessário que você procure por leilões legalizados, que sejam realizados por empresas credenciadas.

Em uma pesquisa rápida pelos sites de busca, você conseguirá saber quais são as empresas credenciadas da sua região. Por exemplo, caso você queira participar de um leilão em São Paulo, deve pesquisar “leilões credenciados sp”.

Adverts

Após isso, será necessário fazer um cadastro no leilão que você deseja participar. Geralmente, são pedidas informações básicas como nome completo, RG e CPF e um e-mail para contato. Mas essa solicitação varia de acordo com o tipo de leilão.

Depois de fazer o seu cadastro e estar habilitado para participar do leilão, basta fazer o seu login no site da leiloeira ou ir até o local onde acontecerá o leilão e dar os seus lances.

Veja algumas dicas de como encontrar leilões seguros:

1 – Verifique a reputação da leiloeira. Você pode fazer isso por meio de uma busca em sites de reclamações como o Reclame Aqui, ou até mesmo pelas redes sociais;

2 – Veja se a leiloeira possui o Selo Leilão Seguro. Esse selo é importante pois garante que o leilão é confiável;

3 – Verifique se a leiloeira possui registro na Junta Comercial do seu estado, isso é obrigatório para que ela funcione;

4 – Fique atento às formas de pagamento! Você nunca deverá fazer nenhum pagamento antecipado;

5 – Se for participar de um leilão presencial, confira se o endereço que consta no site da leiloeira é real. Você pode fazer isso por meio de uma busca no Google Maps.

Agora que você já sabe como encontrar um leilão seguro, veja como ganhar dinheiro vendendo caminhonete de leilão:

5 dicas essenciais para ganhar dinheiro vendendo caminhonete de leilão!

1 – Procure saber como funcionam os leilões

É fundamental que você estude os leilões dos quais pretende participar, para poder saber quais são os termos usados, qual é a dinâmica do leilão e como funcionam os lances.

É comum que na sua primeira participação em um leilão você não dê nenhum lance, mas não se preocupe. O importante é tentar entender quais são as oportunidades de compra e como evitar os lances errados.

Também é necessário que você entenda quais são as taxas que serão cobradas no tipo de leilão que você irá participar. Geralmente, além do valor da caminhonete, é necessário pagar 5% de comissão para o leiloeiro ou para a empresa que está organizando o leilão, além das taxas de administração e outros valores, que dependem do tipo de leilão e do organizador.

2 – Leia atentamente o edital

O edital é o documento que regulamenta o leilão. Nele podem ser encontradas informações como data, horário, legalidade, os lotes que estão disponíveis no leilão, os veículos, os preços iniciais, qual é o estado de conservação, a taxa do leiloeiro, os valores para documentar os veículos e muito mais.

Ao verificar o edital, você pode escolher as caminhonetes que são mais interessantes para a compra e saber qual é o valor que você terá que investir para comprá-los.

Important: caso o leilão não tenha um edital, é melhor não participar!

3 – Avalie o carro presencialmente

Não é possível fazer a vistoria de caminhonete de leilão, mas você pode avaliá-los presencialmente. Esse processo ajuda a identificar problemas mecânicos e avarias que mostram as condições de uso do veículo.

Se for possível, leve um mecânico da sua confiança junto com você no dia da avaliação.

4 – Consulte o valor de tabela da caminhonete

Saber qual é o valor de tabela do veículo é importante para pensar no valor de revenda.

É improvável que você consiga vender uma caminhonete de leilão por um valor acima ou igual ao encontrado na Tabela FIPE.

Há especialista que dizem que os veículos de leilão oferecem uma margem de lucro de cerca de 20%. Mas, no caso de uma boa compra, essa margem pode chegar a até 30% e 40% de lucro.

Já no caso das sucatas, a margem de lucro fica pré-estabelecida em 30%.

Então, fazer as contas do valor máximo do lance que você pode dar no veículo é essencial para garantir uma boa negociação.

5 – Após comprar, regularize a caminhonete

É importante que você acrescente nos seus custos o valor de regularização ou reparação do veículo. Você deve quitar os débitos, regularizar os documentos e fazer os consertos necessários para que ele fique em boas condições de uso.

Dessa forma, você poderá garantir uma margem de lucro maior na hora da revenda.

Conclusion

Como você acabou de ver, ganhar dinheiro com leilão de caminhonetes é algo possível, mas que requer um pouco de estudo, planejamento e principalmente autocontrole.

Agora que você já sabe o o básico para ganhar dinheiro com compra e venda de veículos e sucatas provenientes de leilão deve estar se perguntando:

Where can I find car auctions insurance for buying and reselling? We have put together an auction map so you know where and how to buy at auctions.

To conclude, we at Jornal Informa analyzed various materials to buy safely at auctions and be able to resell, among all of them, the AUTO AUCTION GUIDE, was the best material found, in it you will literally find a step by step guide to profit from all types of automobiles.


0 Comments

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published. Required fields are marked *

en_AUEnglish (Australia)