ਨਕਲੀ ਬੁੱਧੀ ਨਾਲ ਸਿਹਤ ਐਪਲੀਕੇਸ਼ਨ

'ਤੇ Carolina ਦੁਆਰਾ ਪ੍ਰਕਾਸ਼ਿਤ ਕੀਤਾ ਗਿਆ

ਇਸ਼ਤਿਹਾਰ

Trouxemos hoje, aplicativos para saúde com inteligência artificial, que podem auxiliar muito na evolução da medicina.

Iremos ver cada vez mais a dominância da IA, e ela vai aparecer muito na área da saúde.

A IA pode ser útil para antecipar o cuidado com uma epidemdia, ter robôs médicos, cirurgia assistida por computador, trazem novos tratamentos, na triagem de pacientes e para a medicina preditiva.

ਇਸ਼ਤਿਹਾਰ

Veja abaixo, os apps de saúde que usam a IA.

1- Aplicativo com IA para orientação do paciente

Atualmente, já é possível que um paciente liste seus sintomas através de uma enciclopédia que traz informações das doenças catalogadas.

Essa é a realidade do CHUM de Montreal, onde é usada essa tecnologia no momento da triagem da emergência.

Então, o paciente deve, na sala de emergência informar em um computador os seus sintomas, e a IA irá fazer a classificação de urgência para o atendimento ser realizado.

ਇਸ਼ਤਿਹਾਰ

Essa IA, também pode determinar o tipo de problema que o paciente tem, como, por exemplo, cardíaco, pulmonar e muitos outros.

O Dr. Fabrice Brunet, presidente e CEO da CHUM declarou: “Atualmente, estamos comparando essa classificação de máquina com a classificação humana”.

“A máquina economiza tempo, mas queremos ter certeza de que essa triagem seja feita com sabedoria e que seja de alta qualidade, porque pode funcionar bem para um tipo de paciente, mas não para outro”.

“Você nunca toma como certo que, porque algo ser novo e inovador, será benéfico. Temos de continuar a ser críticos. A IA, como qualquer inovação, deve ser avaliada e medida para que possamos garantir benefícios”, Terminou.

ਇਸ਼ਤਿਹਾਰ

2- IA para o desenvolvimento de medicamentos

Como vemos atualmente, para que uma medicação nova vá para o mercado, leva-se quase uma década e se gasta bastante dinheiro.

Mas em alguns casos, como da Covid, a solução precisa ser rápida.

Assim, ao se otimizar a pesquisa pré-clínica é possível reduzir oe tempo de desenvolvimento da vacina, por exemplo.

Esse é o objetivo da start-up criada por três doutorandos de Quebec, a InVivo AI, que busca ajudar a tornar mais rápido o processo para o desenvolvimento de medicamentos.

Esses estudantes utilizaram, para criar a tecnologia, conhecimentos de biologia molecular, de aprendizado de máquina e de neurociência computacional, agilizando a criação de fármacos.

ਇਸ਼ਤਿਹਾਰ

3- IA para ajudar em diagnósticos

Existem muitas ferramentas médicas atualmente, assim, para se fechar um diagnóstico é preciso levar em conta muito dados.

Assim, a IA pode ajudar com uma melhor interpretação de imagens de exames e radiologias.

Como exemplo, citamos alguns tipos de câncer que podem ser mais complicados para se diagnosticar através de imagens de tomografia, como o câncer de pulmão e o de mama.

Tais programas com IA, conseguem identificar melhor se há algumas anormalidade, algo que nem sempre os olhos humanos podem ver, como tumores precoces.

Assim, a start-up Imagia de Montreal, traz uma grande ajuda para se detectar alguns tipos de câncer, para a aceleração das pesquisas clínicas, para desenvolver novos tratamentos e descobrir novas formas de tratamentos.

A aplicação Evidens, utiliza algoritmos vindos da tecnologia Deep Radiomics, que consegue produzir biomarcadores, atarvés de imagens digitais, e medir processos patológicos e normais sobre algum tipo de intervenção terapêutica.

Essa tecnologia, pode detectar se apareceu alguma anormalidade no paciente e fazer o acompanhamento de doenças.

O programa consegue aprender, e guardar em sua memória todas as anormalidades biológicas e doenças já catalogadas, o que ajuda em um diagnóstico mais preciso.

A empresa Diagnos de Quebec, desenvolveu uma tecnologia baseada em IA que consegue diagnosticar a retinopatia diabética.

Essa é uma complicação do diabetes, a qual chega a afetar 50% dos pacientes com o tipo 2 da doença, e é 5% da causa de cegueira no mundo.

A tecnologia, através da foto da retina, identifica se o paciente apresenta os primeiros sinais da condição de saúde.

Essas fotos são capturadas por meio de câmeras especiais, em alguns minutos, e podem ser encontradas em farmácias, clínicas e centros de optometria.

Ele já conseguiu analizar quase 225 mil pacientes de 16 países.


0 ਟਿੱਪਣੀਆਂ

ਜਵਾਬ ਦੇਵੋ

ਅਵਤਾਰ ਪਲੇਸਹੋਲਡਰ

ਤੁਹਾਡਾ ਈ-ਮੇਲ ਪਤਾ ਪ੍ਰਕਾਸ਼ਿਤ ਨਹੀਂ ਕੀਤਾ ਜਾਵੇਗਾ। ਲੋੜੀਂਦੇ ਖੇਤਰਾਂ 'ਤੇ * ਦਾ ਨਿਸ਼ਾਨ ਲੱਗਿਆ ਹੋਇਆ ਹੈ।

pa_INPanjabi