Como Liberar a Memória do Seu Celular?

Publicado por Brenda Workana em

Anúncios

O espaço de armazenamento do seu dispositivo Android está atingindo os limites de sua capacidade? Aqui estão algumas dicas para liberar memória em seu smartphone.

Identifique os itens que estão usando espaço de armazenamento

Em primeiro lugar, antes de iniciar a grande limpeza no seu celular, é melhor identificar os elementos que ocupam mais espaço no aparelho.

Vá para suas Configurações, depois para Armazenamento, no seu telefone. Lá, você deve ter um relatório completo do estado de sua memória, bem como a lista dos elementos que ocupam mais espaço de armazenamento.

Anúncios

Desinstale aplicativos ou limpe o cache de aplicativos

Muitas vezes, os elementos mais gananciosos em um telefone são os aplicativos que são baixados dele.

Em seguida, ainda nas configurações, acesse o menu dedicado ao gerenciamento de aplicativos. Selecione os maiores ou os que você não usa mais e desinstale-os.

Então, se você comprou um aplicativo, pode baixá-lo novamente na Play Store sem ter que pagar por ele novamente.

Portanto, para outros aplicativos, você também pode optar por limpar o cache para liberar espaço.

Anúncios

Por fim, alguns smartphones possuem um aplicativo para automatizar o processo, como a LG e seu serviço Smart Doctor. Você também pode usar o aplicativo Files do Google para liberar espaço.

Para liberar espaço em um aplicativo:

Abra as configurações do seu dispositivo. Em seguida, abra o menu Aplicativos e notificações.

Em seguida, selecione o aplicativo desejado e toque em Armazenamento.

Anúncios

Por fim, selecione a opção Limpar dados ou Limpar cache (se a opção “Limpar dados” não aparecer, toque em gerenciar espaço.)

Exclua fotos e vídeos duplicados

É recomendável limpar regularmente seus álbuns de fotos e vídeos para liberar espaço. Fotos e filmagens com qualidade de alta definição ocupam a memória de armazenamento muito rapidamente.

Em seguida, a classificação for difícil para você e você quiser mantê-los, você pode optar por armazenar suas fotos e vídeos em um serviço de nuvem ou fazer backups regulares.

Então, com o Google Fotos, você pode ativar o salvamento de suas fotos em alta qualidade (2048px)! Basta acessar o aplicativo Google Fotos, abrir o menu e clicar em Liberar Espaço.

Todas as fotos salvas serão excluídas do seu telefone: você ainda poderá acessá-las (graças a uma conexão com a Internet ou cache); mas eles não estarão mais fisicamente no seu telefone, isso economiza muito espaço!

Anúncios

Por fim, o Google Fotos também permite que você salve suas fotos em altíssima definição, mas neste caso, o armazenamento necessário é deduzido do seu espaço autorizado.

Exclua filmes, músicas e mídia baixados

Ao acessar o seu espaço Google Play Store, você pode encontrar todos os filmes, músicas e livros que comprou na plataforma. Para isso:

Abra o aplicativo Play Store. Então, abra o aplicativo Google Play Filmes e TV, Play Livros ou Play Música. Em seguida, toque no Menu > Configurações > Gerenciar downloads.

Então, marque os itens que deseja limpar e clique em excluir.

Por fim, para aproveitar ao máximo sua mídia sem se preocupar com espaço de armazenamento, você também pode recorrer aos serviços de streaming. Esses aplicativos usam muito cache, mas você pode limpá-lo de tempos em tempos.

Exclua arquivos e documentos e libere a memória

Arquivos e documentos baixados de seu navegador de Internet móvel também podem sobrecarregar a memória se não forem apagados regularmente. Para excluir itens baixados:

Em seguida, abra o Gerenciador de Arquivos no seu telefone. Vá para a pasta “Downloads” ou “Downloads”. Selecione os arquivos a serem excluídos e clique em excluir.

No entanto, outro caminho também é possível: Configurações do telefone > Armazenamento > Arquivos > Selecionar pasta > Selecionar e excluir arquivo ou Excluir pasta inteira.

Exclua arquivos temporários para liberar a memória

Você também pode excluir arquivos temporários do seu telefone. Para fazer isso, você pode seguir um caminho semelhante ao mencionado acima: Configurações do telefone > Armazenamento > Liberar espaço > Excluir itens.

Por fim, para ir mais rápido, recomendamos que você use um aplicativo dedicado, como o Files do Google: você economizará tempo e espaço rapidamente!

Libere memória com outros utilitários

Vários outros aplicativos da Play Store que permitem que você limpe o seu smartphone Android. CCleaner, o mais conhecido no PC também está disponível em uma versão móvel.

No entanto, a solução incorpora um conjunto de ferramentas para liberar espaço em seu dispositivo. Assim que abre, o aplicativo oferece um botão para realizar uma varredura no seu smartphone.

Portanto, várias opções permitem que você libere o armazenamento: limpe o cache dos seus aplicativos, o histórico de seus navegadores, vídeos, imagens que ocupam muito espaço etc.

Além de seu papel de limpador, CCleaner também inclui um gerenciador de aplicativos muito mais avançado do que o oferecido por padrão no Android, um otimizador para liberar memória RAM, etc.

Por fim, como alternativa ao CCleaner, você pode optar pelo excelente Clean Master, Starup Manager ou Smart Manager.


Comentário 0

Deixe um comentário

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese (Brazil)