Só no Brasil, cerca de 7% da população enfrente a diabetes, o que corresponde a mais de 13 milhões de pessoas no território brasileiro. Além disso, aproximadamente 40 milhões de pessoas no país são pré-diabéticos.
Pessoas com esse quadro de saúde precisam ter um tratamento minucioso com um médico especialista e seguir suas orientação. Para isso, pode-se usar o apoio da tecnologia, através de aplicativos para medir a glicose.
Hoje trouxemos uma aplicativo para medir a glicose e falaremos mais sobre o problema de saúde. Confira.
Os tipos de diabetes
Veja Também:
A diabetes se divide em dois grupos, definidos pelos estudiosos, a diabetes do tipo 1 e do tipo 2.
A diabetes tipo 1, é aquela onde o organismo não produz insulina suficiente. A do tipo 2, é quando o corpo apresenta uma resistência ao hormônio, mesmo que o corpo produza.
Pode existir ainda outros tipos de diabetes, sendo decorrentes de alguns defeitos genéticos que podem estar associados com outras doenças ou ainda com o uso de medicamentos.
O tratamento de cada tipo é diferente, por isso é importante o diagnóstico correto e o acompanhamento com um médico.
Glicose
Na diabetes, existe uma alteração no nível de glicose no sangue, já que a falta de produção ou absorção da insulina faz com que os níveis de glicose não sejam metabolizados da forma correta, causando então a diabetes.
A glicose é um carboidrato, sendo assim, o corpo a utiliza como fonte de energia, sendo um dos nutrientes mais importantes da célula. A glicose também participa da produção de carboidratos complexos, tendo como exemplo o amido.
Quando a taxa de glicose no sangue é alta, caracteriza-se a hiperglicemia, quando está baixa, chama-se hipoglicemia. A taxa normal do nível de glicose em um adulto de ser de 70 mg/dl até 100 mg/dl. caracteriza-se diabetes quando o nível de glicose é superior a 126 mg/dl.
Aplicativo para medir a glicose
Nesse artigo recomendamos o FreeStyle Libre, que é um aplicativo que mede o nível de glicose no sangue, tendo como complemento um sensor.
O aplicativo é capaz de:
- Verificar a taxa de glicose;
- Mostrar a seta de tendência;
- Mostrar o histórico de taxa de glicose;
- Mostrar relatórios com os padrões diários;
- Permite compartilhar todos os dados com o médico e com familiares, ajudando no tratamento.
A empresa que desenvolveu o aplicativo, vende um sensor que deve ser usado em conjunto, para que seja possível realizar a medição da glicose. Ele pode ser colocado no braço e então mandará informações sobre o nível de glicose no aplicativo instalado no celular.
O sensor é bom para quem tem que medir a glicose diariamente ou ainda várias vezes ao dia, não precisando colher sangue do dedo. Assim, o processo se torna muito mais seguro e prático.
O sensor não sofre danos com água, podendo nadar ou tomar banho tranquilamente, assim como praticar exercícios físicos. Além disso, o sensor pode captar os níveis de glicose mesmo sobre a roupa, se esta tiver uma espessura de até 4 centímetros.
O aplicativo FreeStyle Libre está disponível para Android e iOS.