Dentista solidário: tratamento gratuito para os necessitados
O Serviço de Saúde Pública da Itália, com seu projeto SIdP, oferece aos cidadão em situação de vulnerabilidade social, o tratamento dentário gratuito.
Em meio a pandemia, o assunto da saúde dentária dos cidadãos foi bastante debatida, já que os serviços foram drasticamente diminuídos neste período, que, antes da pandemia, já cobria uma parcela pequena dos cuidados dentários, cerca de 5% deles.
No artigos de hoje, falaremos mais sobre o projeto SIdP e o acesso ao dentista solidário para às famílias carentes. Confira.
Dentista Solidário com tratamento gratuito
A Sociedade Italiana de Periodontologia e Implantologia e a Fundação SIdP Onlus, em união com a Sociedade San Vincenzo de Paoli, lançaram no dia 30 de abril deste ano um projeto intitulado Il Dentita Solidale (O Dentita Solidário), o qual visa garantir os cuidados de saúde dentária urgentes e de forma gratuita para cidadãos carentes.
Veja Também:
Esta foi uma iniciativa devido ao Dia Mundial da Saúde, que é comemorado em 7 de abril no mundo todo, e é acompanhada por mais de 250 higienistas dentários e dentistas do SIdP, os quais dedicam cerca de uma hora por semana na realização de serviços dentários gratuitos e exames para a população mais pobre.
Esse serviço social em prol da população em situação de vulnerabilidade social, é realizado com a ajuda da Società San Vincenzo De Paoli, que identifica essas pessoas necessitadas e as acompanha.
Projeto da Fundação SIdP Onlus
O presidente da Fundação SIdP Onlus, Mario Aimentti, destaca que o projeto Dentista Solidário “para além de intervir num contexto de emergência para permitir um tratamento urgente, visa sensibilizar para a importância da prevenção e das práticas correctas de higiene oral”.
“Na Itália, os serviços dentários são essencialmente privados com uma cobertura mínima pelo sistema público e consequentes barreiras econômicas para os cidadãos”, finaliza.
Segundo dados do Istat do ano de 2019, é mostrado que um a cada dois cidadãos italiando vão ao dentista. Um número que é reduzido em 14% entre os cidadãos em situação de pobreza e para apenas 9% para os que encontram-se em situação de extrema pobreza.
“Além disso, entre os cidadãos estrangeiros, o acesso aos cuidados dentários é inferior a metade da dos italianos e a pandemia agravou estas desigualdades”, acrescenta Aimentti.
Dessa forma, o projeto Dentista Solidário faz uma enorme diferença para os cidadão italianos e para toda a população que reside no país e que encontram dificuldades para este tipo de atendimento.
0 Comments