O que é o PIS/Pasep?
O Fundo PIS/Pasep, possui o objetivo de arrecadar recursos, contribuindo assim para o bem-estar do trabalhador assalariado do setor público ou privado.
Confira o calendário PIS/Pasep 2022:
O PIS/Pasep eram, anteriormente, dois fundos separados que, em 1975 foi unificado, por decreto de lei, que entoru em vigor em 1976.
Embora o nome PIS/Pasep manteve o mesmo nome, o valor arrecadado é agora armazenado no FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), orgão responsável por gerir os benefícios sociais referentes ao Seguro-Desemprego e Abono Salarial.
Resumo:
PIS
Pela Lei Complementar n° 7/1970, foi criado o PIS (Programa de Integração Social). O programa, no momento de sua criação, fazia a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. O pagamento do PIS ainda é de responsabilidades da Caixa Econômica Federal.
Através do benefício do PIS, o empregado de empresa do setor privado, tem acesso aos benefícios determinados e colabora para o desenvolvimento dessas empresas.
PASEP
Junto à criação do PIS, instituiu-se a Lei Complementar n° 8/1970 para a criação do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).
A União, Estados, Municípios, Distrito Federal e territórios, quando foi criado, contribuíam com o fundo destinado aos empregados do setor público (servidores públicos). O pagamento do PASEP é realizado pelo Banco do Brasil.
Veja Também:
Quem tem direito de receber o PIS/Pasep 2022?
Os cidadãos brasileiros que forem assalariados, sendo do setor público ou privado, têm direito a receber o benefício do PIS/Pasep em 2022.
Os requisitos são:
- Ser cadastrado há pelo menos 5 anos;
- Ter contrato em carteira de trabalho de, ao menos, 30 dias no ano-base (para 2022 o ano-base é 2020);
- Ter recebido a média de ate 2 salários mínimos durante esse período.