O sedentarismo e o excesso de peso são alguns dos fatores que deixam a pessoa mais propensa a desenvolver a diabetes de tipo 2, que atinge os organismos com dificuldades para metabolizar a glicose.
No dia 14 de Novembro (Segunda-feira) acontece o Dia Mundial do Diabetes é uma data muito importante para informar a população sobre os sintomas desse mal e quais são as opções para o tratamento.
Além de atentar à alimentação, para que seja saudável e balanceada, é extremamente importante manter o corpo ativo com a prática esportiva.
A seguir veja uma lista de cinco alimentos que podem auxiliar no combate ao diabetes.
1. Batata doce
Apesar de ter doce no nome, ela é indicada para diabéticos também. Esse alimento é uma boa fonte de vitaminas A e B, sais minerais, fósforo, ferro, cálcio e potássio.
A Batata Doce é um dos alimentos bastante consumidos por atletas, principalmente dos que querem ganhar massa muscular sem engordar.
Além disso, ela possui um baixo índice glicêmico, sendo assim, fazendo que o açúcar seja absorvido lentamente pelo corpo.
2. Linhaça
A linhaça é rica em fibras, proteína e gorduras boas e também possuem outros benefícios, sendo assim um alimento funcional.
A Linhaça também proporciona benefícios ao coração, ela ajuda a combater e a prevenir o diabetes.
Essas propriedades ajudam a evitar os picos glicêmicos e a retardar a liberação do açúcar no sangue.
3. Cenoura
Ela é rica em betacaroteno, uma substância diretamente ligada a um menor risco de diabetes.
A cenoura possui um baixo índice glicêmico, assim como a batata doce. Controlando os níveis de açúcar no corpo.
Este antioxidante facilita a digestões, ajuda manter o bronzeado em dia e ainda melhora a visão.
4. Abacate
O abacate é famoso popularmente por ser rico em gordura. Isso é verdade, mas não significa que seja algo ruim.
Por fazer a digestão ser mais lenta, ele aumenta a saciedade e também evita os picos glicêmicos, principalmente após as grandes refeições.
As gorduras presentes neste fruto são boas ao organismo.
5. Canela
A canela possui o polifenol MHCP, ela ajuda na ação da insulina nas células, melhorando a regularizar os níveis de glicose no corpo.
Esta especiaria de origem asiática é uma ferramenta que contribui diretamente para o emagrecimento e controle do colesterol e diabetes. Sendo responsável também por acelerar o metabolismo.
A canela também ajuda a evitar os picos de glicemia.